WhatsApp Marketing é uma forma das empresas venderem seus produtos e serviços utilizando o WhatsApp como canal de comunicação. Atualmente é o aplicativo mais popular do mundo com mais de 2,5 bilhão de usuários conforme último levantamento do próprio Facebook.
Junto ao E-mail Marketing, o WhatsApp tem uma das melhores taxas de conversão e engajamento entre os canais de comunicação.
No início o WhatsApp era conhecido como um aplicativo para troca de mensagens, porém com a sua popularização exponencial as pessoas e empresas decidiram utilizar esse canal para vender mais.
Mas fique atento! Você pode ter problemas como:
- Ter seu número do WhatsApp bloqueado;
- Reclamação de clientes por enviar mensagem sem autorização;
- Estar praticando spam.
O que é spam no Whatsapp?
Primeiramente precisamos saber o que é SPAM, que é a prática de se comunicar com uma pessoa, seja ela por email, ou WhatsApp, sem que ela reconheça a origem ou não tenha interesse pelo assunto enviado.
Spam no Whatsapp não é diferente, quando uma nova conversa com alguém que não faz parte de seus contatos é iniciada, o próprio aplicativo disponibiliza uma mensagem de aviso, perguntando ao destinatário se deseja marcar o remetente como spam.
Como saber se estou praticando SPAM pelo WhatsApp
Se você realiza muitos envios, em um curto intervalo de tempo, tome cuidado. Conforme publicado pelo Olhar Digital, o WhatsApp permite o envio de até 5 mensagens por segundo.
Ou seja, se você infringe esse fator, você poderá ter seu WhatsApp bloqueado temporariamente ou permanentemente.
Número do WhatsApp bloqueado
Quando várias pessoas marcam seu número como spam, elas informam ao WhatsApp que o remetente está enviando muito conteúdo irrelevante, então o Whatsapp bloqueia o número temporariamente ou bane o mesmo, impossibilitando a utilização da conta.
COMO ENVIAR WHATSAPP MARKETING?
Como toda boa estratégia de marketing, é preciso ter planejamento com objetivos muito bem definidos. Há diversas formas de enviar marketing pelo Whatsapp, seja de maneira automatizada ou não.
Entre elas podemos listar:
- enviar gratuitamente através de lista de transmissão;
- enviar gratuitamente através de software de terceiros não oficiais;
- enviar através de softwares oficiais, comprando pacotes de mensagens, que são caros na sua maioria.
- O ideal é saber a melhor maneira de como impactar o usuário, apresentando seu produto de maneira convincente.
Dicas de ouro para enviar marketing por WhatsApp
- Seja pessoal
Assim como em qualquer estratégia de marketing, no WhatsApp não pode ser diferente, a mensagem tem que ser passada como sequanto mais pessoal a mensagem, maior a probabilidade do destinatário ler e não acabar te marcando por praticar spam. Alguns pontos importantes são:
use o primeiro nome do contato na mensagem;
respeite os horários determinados pelo seu modelo de negócio;
respeite o espaço do contato e possibilite o output;
- Atenda seu cliente rapidamente
Como o WhatsApp é considerado primeiramente um APP para comunicação pessoal e atendimento, não para Marketing, você precisa se adequar a isso caso queira ter uma campanha de sucesso.
Quando o contato responder sua mensagem, é necessário ter alguém para responder ele quando precisar de alguma informação.
- Cuidado com a frequência de envios
Evite bombardear um contato com muita informação, isso apenas irá fazer com que ele se interesse cada vez menos pelo seu produto.
Isso pode gerar um certo incômodo às pessoas que recebem essas mensagens, devido ao tempo que irão perder para analisar e excluir os conteúdos indesejados. Dessa forma, a solução mais adequada para elas é definir o remetente como spam.